Etiquetas

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Anatomia e Fisiologia do Tecido Muscular


Parte 1



 Existem 3 tipos de tecido muscular: Tecido muscular cardíaco (coração), Tecido muscular liso (vasos sanguíneos e paredes de órgãos ocos), e Tecido muscular esquelético (músculos esqueléticos). Vou apenas aprofundar sobre o tecido muscular esquelético. O músculo esquelético caracteriza-se essencialmente pela sua aparência estriada (também denominado de músculo estriado) e por ter controlo voluntário.
 

Princípios gerais:
·         Insere-se em dois ossos e cruza a articulação entre estes;
·         Quando contrai, encurta o seu tamanho relativamente ao centro. Esta contracção cria uma força de tensão sobre as inserções ósseas do músculo. Caso esta tensão seja suficientemente forte, um ou os dois ossos, aos quais o músculo tem inserções, são “puxados” na direcção do centro de músculo.



Células do músculo esquelético:
                A principal componente estrutural e funcional do tecido muscular esquelético é a célula muscular esquelética, também denominada de fibra muscular devido à sua forma alongada e cilíndrica. O seu comprimento pode variar entre 1 e 50 cm. As fibras musculares encontram-se paralelas e sobrepostas dentro do músculo, junto das respectivas extremidades, estando organizadas num “pacote” denominado de fascículo, que geralmente contém cerca de 200 fibras musculares. Por sua vez, o músculo esquelético é constituído por um conjunto de fascículos.
                O tecido que cria a organização estrutural de um músculo é o tecido conjuntivo da fáscia fibrosa, denominada de fáscia muscular, constituída essencialmente por fibras de colagénio, no entanto também estão presentes fibras de elastina na sua composição. Embora a composição das fáscias musculares seja uniforme, são-lhes dadas diferentes designações, dependendo da sua localização. A fáscia que envolve as fibras musculares é denominada de endomísio, a que envolve os fascículos é denominada perimísio e a que envolve todo o músculo de epimísio. Estas 3 camadas de fáscia fibrosa fundem e continuam para além do músculo para se inserir num osso ou tecido mole, com a função de transferir forças resultantes das contracções musculares para o osso/tecido mole. Caso seja arredondada com a forma de corda, é denominada de tendão, se for larga e plana é denominada de aponevrose. Considera-se o músculo como uma unidade miofascial, mio refere-se à componente muscular e fascial à componente da fáscia fibrosa.


fonte: Cinesiologia by Joseph E. Muscolino

Sem comentários:

Enviar um comentário